Mostras do primeiro concurso da BDPalop
Neste mês, serão lançadas nove obras de Banda Desenhada do Primeiro Concurso da BDPALOP, apresentadas em Moçambique, Angola e Cabo Verde, celebrando o Mês da Europa e o Dia da Língua Portuguesa.
Após 10 meses de formação, mentoria e desenvolvimento, as nove 9 obras de Banda Desenhada original produzidas no âmbito do Primeiro Concurso da BDPALOP, em Cabo Verde, Moçambique e Angola, serão agora apresentadas ao público pela primeira vez, nos três países envolvidos.
Os eventos, que terão lugar na cidade da Praia, em Maputo e em Luanda, estão integrados nas celebrações alusivas ao Mês da Europa e ao Dia da Língua Portuguesa, dada a natureza da iniciativa que pretende incentivar a leitura nos PALOP, sobretudo entre os públicos mais jovens.
Em Cabo Verde a mostra oficial abre as portas ao público no dia 10 de Maio, pelas 17 horas, no Centro Cultural Português da Praia. Serão apresentados nove livros, com a partipação dos autores de Cabo Verde. “A Turma de Cabralinho e as Bruxas de Monte Vermelho” com argumento de Domingos Luísa e ilustrações de Coralie Silva e “Tunuka” com argumento de Kitty Blunt e ilustrações de Wilson Lopes (Tozé).
Em Angola e Moçambique os eventos terão lugar em data a anunciar em breve.
As mostras serão transmitidas em live stream nas redes sociais da BDPALOP, com o objetivo de criar pontes entre artistas, editoras, livrarias e agentes culturais da banda desenhada nos PALOP, Portugal e Brasil, garantindo a sustentabilidade da iniciativa a longo-prazo.
Os autores das obras lançadas durante a Mostra foram selecionados anteriormente para receber uma bolsa de criação de 5.000 Euros da BDPALOP, masterclasses e sessões de mentoria facilitadas por especialistas da banda desenhada.
A BDPALOP é uma iniciativa de criação, divulgação e publicação de banda desenhada, criada com o intuito de fortalecer esta cadeia de valor e fomentar a leitura nos PALOP. Esta iniciativa insere-se no programa PROCULTURA PALOP-TL financiado pela União Europeia e co-financiado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, tendo como parceiros implementadores, o Estúdio Criativo Anima em Moçambique, a Bomcomix Estúdios em Angola, a Jovemtudo em Cabo Verde, e A Seita em Portugal.