BDPALOP 2023: Descubra os Talentosos Artistas deste Concurso de Banda Desenhada
O concurso BDPALOP 2023, que celebra e promove talentos dos PALOP, terminou agora o seu ciclo de formações com os dezoito bolseiros de Angola, Cabo Verde e Moçambique. Nesta edição, nove duplas criativas irão desenvolver BDs originais, demonstrando as suas habilidades em ilustração e escrita de guiões para banda desenhada. Conhece um pouco mais sobre os artistas que estão a marcar presença nesta jornada:
UM DESEJO, UMA MALDIÇÃO – ANGOLA
Elias Freitas (Ilustrador): Nascido em Luanda, em 1985, Elias descobriu a sua paixão por banda desenhada ainda na infância. Trabalhando como Designer Gráfico e Ilustrador, ele demonstrou o seu talento ao ilustrar diversos livros didáticos e, atualmente, atua como editor e pintor de artes digitais como freelancer.
Kundi Kodia (Argumentista): Enquanto completa o curso de Topografia, Kundi continua a nutrir a sua paixão pela escrita de roteiros e banda desenhada. Participou no Luanda Cartoon em 2022 e faz parte do grupo feminino de cosplay “Otomes SR”.
UM BANTU NA LUA – ANGOLA
Fernando Nzinga (Ilustrador): Residente em Luanda, Fernando descobriu a sua paixão pelas artes desde tenra idade. Autodidata, desenvolveu as suas habilidades ao desenhar personagens de banda desenhada já existentes e, posteriormente, criando as suas próprias histórias.
Octavia dos Santos (Argumentista): Angolana residente em Portugal, Octavia licenciou-se em Design Industrial, demonstrando a sua versatilidade nas artes. Participou na 15ª Edição do Luanda Cartoon, em 2018, com a sua obra “Coração de Cristal”.
JINZUMBI JAKULU – Espíritos Antigos
Djanice Bettencourt (Ilustrador): Com formação na área de Arquitetura, Djanice trabalha como profissional de Marketing e Social Media Manager. O seu objetivo é aprimorar o talento artístico com referências locais e internacionais de BD.
Nayole Bettencourt (Argumentista): Vivendo entre Angola e Portugal, Nayole possui formação em Ciências Biomédicas e trabalha como prestadora de serviços para uma empresa de telecomunicações britânica. Sempre teve como hobbie a escrita e leitura de banda desenhada.
RECICLANA – CABO VERDE
Tiago Brito (Ilustrador): Natural da ilha de São Vicente, Cabo Verde, Tiago tem uma vasta experiência profissional como treinador de Ginástica Rítmica e designer na produtora audiovisual e multimédia MM Lines Productions.
Marco Brito (Argumentista): Com formação em Ciências da Comunicação, Marco é cofundador da produtora MM Lines Productions e foi premiado pelas suas curtas-metragens e videoclipes.
CLUBE DAS ASSOMBRAÇÕES – CABO VERDE
Rogério Rocha (Ilustrador): Atualmente a trabalhar em Buenos Aires, Argentina, Rogério é conhecido pelas suas ilustrações em livros editados em diversos países, além de ter conquistado prémios em concursos de ilustração e banda desenhada.
Aladyr de Oliveira (Argumentista): Residente em Mindelo, Cabo Verde, Aladyr é artista plástico, ativista sócio-cultural e blogger, revelando a sua versatilidade em diversas formas de expressão artística.
14Zinha – CABO VERDE
Alberto Fortes (Ilustrador): Com formação em Comunicação e Multimédia, Alberto é especializado em design editorial e branding, conciliando a visão dos clientes com a sua integridade artística.
Cassia Correia (Argumentista): Vinda da República do Togo para Cabo Verde na infância, Cassia sempre teve interesse pela leitura e escrita, encontrando na escrita literária uma forma de expressão pessoal.
DJODJO – MOÇAMBIQUE
Géssica Stagno (Ilustradora): Residente em Maputo, Géssica é uma artista versátil que pinta telas, murais e têxteis, combinando diversas técnicas para inspirar o público através da arte.
Rosana de Andrade (Argumentista): Fascinada pelos géneros de fantasia e aventura, Rosana faz parte do grupo de escrita “E”ntrecho de Arte e trabalha na área de copyrighting e storyboarding.
TRINCHEIRA – MOÇAMBIQUE
Rui Tauancha (Ilustrador): Licenciado em Arquitetura e Planeamento Físico, Rui é um artista que retoma com entusiasmo a sua paixão pela banda desenhada, visando alcançar novos patamares na sua arte.
Mércia Tauancha (Argumentista): Com formação em Arquitetura e Planeamento Físico, Mércia é docente de Educação Visual e procura usar as histórias como meio de comunicação para a educação desta geração de futuros profissionais.
MARCAS DE DEUS – MOÇAMBIQUE
Com a diversidade de talentos presente na BDPALOP 2023, a expectativa é de que as histórias de BD criadas por estas nove duplas inspirem o público e ampliem ainda mais a riqueza cultura dos PALOP. Depois do ciclo de formação, as duplas criativas irão desenvolver as suas obras, com acompanhamento de profissionais da área. Como sempre, as obras serão apresentadas e disponibilizadas ao público.
Sundar de Morais (Ilustrador): Estudante de Arquitetura e Planeamento Físico, Sundar possui formação em artes gráficas, coloração, pintura digital e artes finais. Além de trabalhar como ilustrador, Sundar também colabora como designer gráfico e monitor na universidade onde estuda.
Alice Chemane (Argumentista): Para além de estudar na Faculdade de Ciências Biologia Marinha, Alice é colaboradora de um jornal eletrónico, animadora cultural e declama poemas, revelando a sua versatilidade e criatividade em várias áreas artísticas.